Muita gente deve se perguntar da onde vem a expressão "Nas coxas". Quem nunca ouviu quando alguem vê alguma coisa mal feita e já lança um "Ah, isso ai foi feito nas coxas", ai você se pergunta, mas que diabos, da onde vem essa desgraça, por que nas coxas?
Pois bem, acontece que na época do descobrimento, todo mundo sabe que os portugueses escravisavam os indios nativos do territorio brasileiro, um absurdo, mas tudo bem.
Os indios eram responsáveis por todos os serviços considerados humilhantes, tais como serviços braçais em geral, serviço doméstico, etc.
Nem as mulheres e as crianças conseguiam fugir do trabalho escravo, e foi justamente nesse ponto que surgiu a expressão, pois as indias eram responsaveis por fabricar materiais para construção de casas e coisas do genero, e como desde aquela epoca as brasileiras ja possuiam coxas grossas e fartas, para facilitar o processo, as indias esquentavam o barro na brasa e quando estivesse bem quente, o jogavam em suas coxas, modelavam e esperavam esfriar, então surgiam as "telhas" bem feitas e simétricas.
Por esse motivo as casas daquela época já possuíam telhados proporcionalmente simétricos e bem ajustados para proteger os "bandidos" portugueses. É claro que como as telhas eram feitas "nas coxas" não ficavam 100% perfeitas, afinal de contas, cada índia tinha suas coxas diferentes de outra índia, por isso que se algo funciona mas não esta 100%, usasse a expressão "Feito nas coxas" até hoje.
Um abraço a todos e até a próxima
Estas expressões são bastante interessantes. Mesmo estando inseridas à muitos anos na nossa linguagem ninguém se interessa em saber seu significado. E o pior é que todas elas tem. Uma outra bastante usada é: Mas será o benedito? O significado desta é bem fácil de se encontrar na internet, e seria legal tê-la aqui no seu blog. Gostei também das várias explicações para o evento de Tunguska. Bem legal este blog, Falou Luiz!
ResponderExcluir